quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Coríntios, capítulo 7

25. A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança.

26. Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é.

27. Estás casado? Não procures desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher.

28. Mas, se queres casar-te, não pecas; assim como a jovem que se casa não peca. Todavia, padecerão a tribulação da carne; e eu quisera poupar-vos.

29. Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem;

30. os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem;

31. os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa.


32. Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor.

33. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa.

34. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é
casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido.

35. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha.

36. Se alguém julga que é inconveniente para a sua filha ultrapassar a idade de casar-se e que é seu dever casá-la, faça-o como quiser: não há falta alguma em fazê-la casar-se.

37. Mas aquele que, sem nenhum constrangimento e com perfeita liberdade de escolha, tiver tomado no seu coração a decisão de guardar a sua filha virgem, procede bem.

38. Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; e aquele que não a casa, faz ainda melhor.

39. A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

40. Contudo, na minha opinião, ela será mais feliz se permanecer como está. E creio que também eu tenho o Espírito de Deus.

Um comentário:

Mila Costa disse...

Já comentei com você alguma vez que esse é meu capítulo preferido da Bíblia? Até mais que Gênesis, até porque morro de rir deste quando leio, quem criaria ser, como nós? Foi algo que deu errado, eu acho as vezes sabe?Mas é, Coríntios é magnífico, experimente ler o capítulo 13, é divino.

[No 1 livro, digo]

 
Easy Curves Program
Easy Curves Junkie